O condiloma acuminado é uma DST , causado pelo vírus HPV. Popularmente chamado de “crista de galo”, devido à semelhança das lesões verrugosas na genitália masculina ou feminina , ou na mucosas anal e oral.
As lesões verrugosas podem ser minúsculas , ou até mesmo invisíveis ao olho nú.
Para isso a PENISCOPIA para os homens e a COLPOSCOPIA para as mulheres com biópsias , são fundamentais para um um diagnóstico confiável e para um tratamento definitivo, evitando-se assim a frequente transmissibilidade da doença.
Lembrando que a gravidade dessa doença de evolução silenciosa , reside no fato de estar associada ao câncer de colo de útero.
O tratamento se dá por cauterizações química ou eletrocauterização das lesões, ou até mesmo extirpação cirúrgica quando muito extensas e grandes na genitália masculina ou feminina.
A vacinação antes do início vida sexual em ambos os sexos , foi a grande evolução para se prevenir essa doença muito comum.
Procurar o UROLOGISTA E O GINECOLOGIA regularmente é de grande valia para a prevenção e para o tratamento correto das DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS.